O dia ficou triste em 02 de abril de 1983. Perdíamos uma das mais ilustres cantoras, que deu voz a valorização e resistência da cultura afro-brasileira.
Ainda em tempo, deixo registrada uma singela homenagem à essa eterna Guerreira Mineira, que se chama Clara Francisca Gonçalves .
A foto acima é a capa do disco cujo título é ESPERANÇA, DE 1979.
Eis aqui a mensagem de Clara, no verso do disco:
"Geralmente meus discos anteriores são batizados com o nome de uma música do próprio disco. Nesse porém, com as muitas fotos que fiz para escolha da capa, esta me causou especial emoçao e fez brilhar na minha cabeça esta palavara, esperança. Era uma tarde de terça-feira, três de julho, no morro da Saúde, Rio de Janeiro. Os olhinhos inocentes e mãos firmes dessas crianças me mostrando a nossa resitência futura. Através deles a esperança renascendo de novo e permanecendo viva diante de nós. Esperança num prosseguimento de luta. Na verdade, que emana do sofrimento, da pobreza, da arte da gente dessa minha terra. Talvez um deles seja um líder do povo, um homem da caridade, um libertador, um mártir talvez, talvez um músico.
Nisso, a minha fé, as minhas rezas, os meus amuletos e essa minha persistente esperança." Clara Nunes