Alguns pesquisadores e estudiosos relatam que a origem do carnaval vem da época Antigana Grécia, Egito com as bacanais, lupercais e saturnais, porém com maior precisão começarei pela Idade Média, pois a Igreja Católica inseriu o carnaval no calendário litúrgico, uma forma dos homens darem adeus aos prazeres carnais, logo em seguida entrando na Quaresma .
Quaresma - período de 40 dias que se inicia na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Páscoa, dia em que é celebrado a ressureição de Jesus Cristo. Um dos carnavais mais famosos são os de Veneza, Nice , Nápoles enfim na Itália, na Espanha com a conhecida batalha das flores e na Alemanha também.
O carnaval aqui chegou através dos portuguses nas colônias portuguesas mas como era e é de se esperar ocorreram modificações na forma de se brincar o carnaval. O "brincar" era bastante popular com pessoas correndo de um lado para o outro, jogando farinha , ovos e líquidos duvidosos.
A primeira forma de manifestação carnavalesca brasileira é conhecido como ENTRUDO oriundo dos portuguses, o principal instrumento ream os limões-de-cheiro, que eram atirados nas pessoas, a classe média e a alta também participavam da festa, D.Pedro também aderiu.As autoridades e a imprensa não eram muito a favor pois água era artigo de luxo na época e com essas brincadeiras muito era desperdiçado.
Enfim passamos pelo ZÉ PEREIRA, seu nome verdaeiro José Nogueira de Azevedo Paredes, sapateiro português que introduziu tambores e zabumbas no folguedo. A partir daí ocorreram transformações no carnaval do Rio de Janeiro, na realidade evoluções onde a alegria era o principal elemento dessa festa. Surgiram os CORDÕES, que eram cortejos com pessoas fantasidas e tocadores saindo pelas ruas da cidade , o Cordão mais famosos é o BOLA PRETA criado em 1925. Dando origem aos RANCHOS que também eram cortejos, porém de origem popular. Aqueles que eram de uma classe favorecida aderiram aos BAILES, que foram criados intencionalmente como forma de manter a sua estadia na capital carioca ao invés de viajarem. O primeiro baile se deu em 1835 no Hotel Itália, localizado hoje na Pça Tiradentes. Outars formas de manifestação forma criadas As GRANDES SOCIEDADAS foram criadas no século XIX, sendo as principais, Fenianos, Democráticos e Tenentes do Diabo, essas grandes sociedades tiveram um papel além do cultural , um papel sócio-político fazendo festas em prol humanitário, ajudando entidades e na compra de aforrias .
FREVOS, BLOCOS , AFOXÉS são também outras formas de maifestações carnavalescas .
Dando um grande salto cronológico, atualmente a partir do ano 2000, vimos o resgate dos blocos carnavalescos carioca, porém durante muito tempo os blocos desapareceram de cena, das ruas do Rio de Janeiro, até lembro que qundo crinaça isso deve ter sido no finzinho da década de 80 , minha mãe super feliz da vida me levou para assistir o desfile dos BLOCOS na Av. Rio Branco mas precebi que ela ficou tão decepcionada quanto eu. Eu achei a coisa mais brega e sem sal da face da terra, diferente de como ela havia narrado ne tempo dela. Daí em diante ocorreu um grande declínio dos blocos, e para falar a verdade durente um período acho que desapareceram. Os 2 blocos mais famosos na década de 60 eram o CACIQUE DE RAMOS e o BAFO DA ONÇA .
As ESCOLAS DE SAMBA, os seus desfiles hoje como dizem são o maior espetáculo da terra a céu
aberto. O carnaval é uma manifestação cultural que já não é mais tão democrático como já foi um dia, podemos dizer que "vale a intenção". Homens, mulheres, crianças, pobres, ricos, negros, brancos, nativos ou não fazem parte desta festa. Aqueles que possuem numerários podem assistir ao desfile das ESCOLAS ESPECIAIS, aueles que não, assimtem os do primeiro grupo que é mais em conta ou também podem assistir de graça aos ensaios técnicos e vamos combinar talvez seja o melhor por ser a essência, ou seja o carnaval do POVÃO.
E viva o carnaval carioca!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário