terça-feira, 12 de outubro de 2010

E VOCÊ SE RESPEITA?

Lembro-me na infância, ao folhear o livro de Ciências, cujo o tema era o Ciclo da Vida que é:
NASCER VIVER MORRER

Como o velho e o bom ditado diz: Para morrer basta estar vivo. Não existindo uma receita mágica, para se viver bem, o melhor é tentar viver da melhor forma possível.
Há aqueles que prezam, pelo bom caratismo, já outros nem tanto, a moral está presente mas nem todos seguem as regras. Na realidade cada um estabelece a sua. Vivemos em uma sociedade que parece, estar perdendo os valores , principalmente no que diz respeito ao RESPEITO.
É óbvio, que os tempos são outros e os indivíduos têm de tentar caminhar paralelo as transições de tal sociedade, porém alguns não conseguem e preferem viver na nostalgia. O fato é que não estou a julgar, cada um que se comprometa com a sua consciência.
A ética nos estabelece normas de comportamento mas seguida as transformações das épocas , esses comportamentos acabaram em um processo transitório também...
Acho tal efeito cabível mas aonde foi parar o respeito?
Pedir licença, agradecer, mencionar o por favor, cumprimentar os demais em um ambiente fechado faz parte da educação familiar, porém por modificações, alguns pais anunciam que esta obrigatoriedade, deve fazer parte do ensino escolar.
Mas o que esperar de uma sociedade banalizada? – Lemos jornais, assistimos noticiários, ficamos indignados , exaltamos a nossa raiva e posteriormente , tudo volta ao normal.
Não convém aqui, enumerar as atrocidades relatadas nos meios de comunicação, sabemos décor. Enfim observo que prosseguidamente, os indivíduos fazem com que o respeito, se afaste de forma gradativa de seu cotidiano, pois em uma sociedade capitalista e consumista, uma parcela significativa, vêm valorizando o mundo monetário, esquecendo dos princípios para a formação de uma verdadeira nação e infelizmente , pior do que não respeitar o outro é não respeitar a si mesmo

2 comentários:

Luciana Figueiredo disse...

Realmente a educação hoje parece que é obrigação só da escola. E os professores não estão dando conta. Se dá trabalho educar um, dois ou três, imagine 40 de uma vez. Impossível. Ainda há a Internet e televisão livres sem supervisão dos pais, cheia de maus exemplos a serem seguidos. Pra mim decorre daí a banalização da violência.

Comentários de uma simples mortal disse...

Lú, vc me deu uma boa ideia...podemos escrever sobre a influência das redes de comunicação e as interatividades na educação. Bjs e obrigada pelo comentário. Angélica